Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

sexta-feira, 24 de maio de 2013

No México, CNM apresenta importância do municipalismo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) representou os gestores municipais do Brasil em mais um evento internacional do movimento. Para tratar da importância das entidades em prol dos governos locais e da relação com demais os entes, a CNM esteve na Conferência de Municípios do México, nos dias 14 a 19 de maio.

O presidente da Federação de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens Germano, na condição de secretário, representou a CNM. Ele se apresentou no painel de associações libero americana de Municípios. Outros países como Espanha, Chile, Venezuela, Colômbia e República Dominicana também participaram do painel.

“Há um reconhecimento de importância da CNM no movimento municipalista mundial e entendemos que devemos aprofundar as relações institucionais com outros países, no sentido de trocar experiências exitosas”, avalia Buba Germano.

A Conferência

A Federação Nacional de Municípios de México (Fenamm), que reúne 1.510 associados, é responsável pela Conferência. Assim como a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o evento é o mais importante do país e este ano contou com a participação do presidente mexicano Henrique Peña Nieto.

Os objetivos da Conferência de Municípios do México foram: formular uma Agenda Municipal de 2012 a 2018 e tratar das políticas nacionais que fortaleçam as capacidades políticas e institucionais dos Municípios; assinar um acordo municipalista com os governos federais e estaduais com compromissos concretos sobre os destinos dos Municípios; promover o diálogo nacional entre prefeitos e servidores públicos municipal e a troca de experiências municipais de vanguarda.

Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário