Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Comunidade do Abreu, em Nova Palmeira, recebe ação de educação e saúde

A equipe abordou o tema da prevenção ao câncer de mama, mobilizando e cuidando da saúde da população feminina local
Foto: Ascom
Ação na comunidade do Abreu, em Nova Palmeira
Dentro da programação de atividades do Outubro Rosa, a equipe da Estratégia da Saúde da Família II, do município de Nova Palmeira, composta pelo médico Matheus Medeiros; o odontólogo Alexandre; a auxiliar de consultório dentário, Sequinha; a coordenadora da Atenção Básica, Iasmin Diniz; a técnica em enfermagem, Adjaly Ohana; e o ACS Carlos Eduardo (Dualdo), realizou na noite da última terça-feira (23), na localidade quilombola do Abreu, uma ação de educação e saúde com as mulheres comunidade.


A equipe abordou o tema da prevenção ao câncer de mama, mobilizando e cuidando da saúde da população feminina local. O movimento foi bastante interativo e com bastante conhecimento, atingindo 99% das mulheres, que tiraram suas dúvidas sobre o assunto.

“Foi um momento de reflexão e cuidado para alertar sobre o combate e a prevenção do câncer de mama e a saúde da mulher como um todo. Felizmente elas responderam positivamente a nossa expectativa”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Iasmin.

Atividade atingiu 99% das mulheres da localidade (Foto: Ascom)

O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor que se desenvolve na mama em consequência de alterações genéticas. É a doença que mais mata mulheres no mundo e as chances de aparecer aumentam a partir de 45 anos até mais ou menos 70 anos. Por isso, o exame de mamografia é indicado a partir dessa idade. 

Dicas de prevenção
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INC), estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações básicas para prevenir a doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Blog NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário