Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

domingo, 28 de outubro de 2018

Notícias falsas sobre apuração no exterior circulam nas redes sociais

Desde as primeiras horas de votação, uma mensagem que atualiza a apuração parcial de votos que vêm de países do exterior circula nas redes sociais
Foto: Reprodução
Mensagem circulou em grupos de WhatsApp desde as primeiras horas de votação
As ‘fake news’ foram um dos principais personagens da campanha eleitoral deste ano. Diversas notícias falsas foram espalhadas denegrindo a imagem de candidatos e distorcendo fatos, durante os 45 dias de campanha. E no dia do pleito, não foi diferente.


Desde as primeiras horas de votação, uma mensagem que atualiza a apuração parcial de votos que vêm de países do exterior circula nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) frisa que só divulgará parciais de votação quando todas as urnas forem fechadas, o que deve acontecer por volta das 19h.

‘Fake news’
Na mensagem, existe uma lista com diversas cidades de diferentes países e suas votações parciais. Em uma delas, o candidato Fernando Haddad (PT) aparece à frente na maioria dos países; e em outra, é o candidato Jair Bolsonaro (PSL) que lidera em boa parte das cidades.

Votação no exterior
O TSE confirmou que até ás 12h, a eleição já havia sido encerrada em 33 países, porém, os resultados só serão divulgados quando todas as urnas forem encerradas, o que só deve acontecer por volta das 19h, devido ao fuso-horário em alguns estados.

Denúncia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda orientou a população a denunciar notícias falsas e demais crimes eleitorais através do aplicativo do TSE, que pode ser encontrado para todos sistemas operacionais.

Luís Eduardo Andrade - Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário