Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

segunda-feira, 11 de março de 2019

Paraíba volta a receber águas da Transposição do São Francisco

Suspensão da vazão seria necessária para realização de captação do sistema adutor do Pajaú, no Ceará

A Paraíba voltou a receber águas da Transposição do Rio São Francisco. Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Porfírio Loureiro, a vazão foi retomada na última sexta-feira (8), em 4,65 m³/s. “O valor é maior do que os aplicados outras vezes, mas não temos expectativa de que siga assim por muito tempo. Normalmente ele é reduzido com o passar dos dias”, disse.

Siga o Blog NP no Instagram

Clique ➤➤ blog_nova_palmeira/

Ainda conforme Porfírio, o Ministério do Desenvolvimento Regional justificou, por meio de ofício, que a última interrupção no bombeamento ocorreu a pedido do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Ceará. A suspensão da vazão seria necessária para realização de captação do sistema adutor do Pajeú.

“A previsão era de que o serviço durasse até o dia 17 de março, mas tivemos a grata surpresa da retomada da vazão antes do prazo”, completou o presidente da Aesa.

Apesar disso, as águas do São Francisco ainda não chegaram ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, responsável por abastecer Campina Grande e mais 18 cidades. O reservatório tem capacidade para 411.686.287 m³ e está com 22,68% de seu volume.

“As águas do São Francisco estão passando pelo Rio Paraíba e já percorreram cerca de 20 quilômetros. Faltam aproximadamente 100 quilômetros até o Açude de Boqueirão, mas esse percurso será rápido”, finalizou Porfírio Loureiro.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário