Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

domingo, 30 de junho de 2019

Cuidados com higiene bucal ajudam a prevenir doenças; veja dicas

Rede Municipal de Saúde de JP oferece serviços voltados à saúde bucal desde a Atenção Básica até a Atenção Especializada

Apesar de ser um hábito fundamental, muitas vezes a higiene bucal é negligenciada pelas pessoas e a falta de cuidados pode desencadear uma série de problemas de saúde, inclusive o câncer de boca. Por isso, profissionais de saúde orientam que a prevenção deve começar no dia a dia com os cuidados básicos.

Para atender a população de João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde oferece serviços voltados à saúde bucal desde a Atenção Básica, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), até a Atenção Especializada, nos Centros de Especialidades Odontológicas.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Alex Maia, o uso de cigarro, o consumo regular de bebida alcoólica, a exposição à luz solar e deficiência na higiene bucal são fatores que representam risco para o desenvolvimento do câncer de boca. “Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral e outras atitudes como estas diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca”, afirmou.

Ele alerta que, diante de alguma lesão na boca que não cicatrize em um prazo de 15 dias, deve-se procurar um médico ou odontólogo para a realização do exame completo. “A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Além disso, é importante informar ao profissional de saúde sobre qualquer alteração encontrada no autoexame, a exemplo de bolhas e ferimentos”, destacou.

Para ter acesso aos serviços de saúde bucal da Rede Municipal de Saúde, os usuários devem procurar as Unidades de Saúde da Família. No local, os dentistas examinam clinicamente o usuário e, em caso de detecção de alguma anormalidade, eles são encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Em caso de urgência, o usuário pode procurar diretamente o serviço especializado. “Nos Centros, dispomos de especialistas que darão seguimento ao diagnóstico e tratamento das diversas patologias e neoplasias, inclusive encaminhando os pacientes para outros serviços conveniados com a rede municipal”, explicou.

CEO
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são serviços que ofertam à população atendimentos especializados na área de odontologia, como: odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, dentística, radiologia, periodontia, estomatologia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias, prótese dentária, entre outros.

Serviço:

CEO Torre (Urgência 24h)
Localização: Avenida Rui Barbosa, s/n, Torre.
Telefone: 3224.7457
CEO Jaguaribe
Localização: Avenida Alberto Brito, s/n, Jaguaribe.
Telefone: 3218-9804
CEO Cristo
Localização: Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, Cristo Redentor
Telefone: 3214-2621

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário