Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

domingo, 28 de julho de 2019

Campina Grande é escolhida para receber primeiro Espaço 4.0 da PB

Programa do Governo Federal prevê um investimento de R$ 300 mil para capacitação de jovens

A cidade de Campina Grande será a primeira da Paraíba que vai receber o programa federal Espaço 4.0, que tem objetivo de capacitar jovens na área de tecnologia. O investimento prevê repasse de R$ 300 mil do Governo Federal. A meta é estar com o projeto ativo até o fim de 2019.

O Programa faz parte da política da indústria 4.0 promovida pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional de Juventude. Nesta primeira fase, serão instalados contêineres adaptados em comunidades vulneráveis e equipados com modernos recursos tecnológicos como computadores de última geração, impressoras 3D e kits de manutenção de celular, notebooks e tablets.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Lucas Ribeiro, ainda este ano o programa deve estar funcionando. O projeto também vai contar com o apoio do Senai de Campina Grande, no processo de capacitação.

A prioridade do programa é atender jovens de 15 a 29 anos de idade que moram em áreas de vulnerabilidade social. “O objetivo é justamente dar oportunidade de qualificação para pessoas que não têm condições de arcar com as despesas de um curso”, disse Lucas Ribeiro.

Em todo o Brasil, serão 28 unidades. Na Paraíba, Campina Grande vai ser a primeira cidade que recebe o programa. A escolha ocorreu por meio de uma articulação feita pela senadora paraibana Daniella Ribeiro (PP), mas também foi considerada pelo potencial industrial de Campina Grande.

“Diante da demanda das indústrias por profissionais capacitados e da necessidade de formação dos nossos jovens, comemoramos a contemplação de Campina Grande com o Espaço 4.0, que é um laboratório para a profissionalização voltado à tecnologia e inclusão digital”, destacou Ribeiro.

Já a secretária nacional da juventude, Jayana Nicaretta, destacou a importância do projeto para dar novas oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É notória a necessidade de atuar neste novo cenário social e promover oportunidades para a juventude desenvolver as competências necessárias para sua inserção neste novo mercado de trabalho”, disse ela.

Na parceria, a gestão municipal de Campina Grande fica responsável por definir o local de implantação do espaço e como será o processo para atender aos alunos.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário