Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

sábado, 17 de agosto de 2019

Problema em barragem suspende bombeamento do São Francisco

MDR informou que precisou suspender o sistema após equipamentos de monitoramento emitirem alerta durante a fase final de enchimento de barragem

O bombeamento da transposição do São Francisco no eixo leste da obra foi suspenso nesta sexta-feira (19), antes dos 60 dias da fase de teste, iniciada em 4 de julho. O trecho é responsável por trazer água do rio para a Paraíba.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que precisou suspender o sistema após equipamentos de monitoramento emitirem alerta durante a fase final de enchimento da barragem Cacimba Nova, em Custódia (PE). O MDR não deu detalhes do que seria o problema, mas disse que não há risco de rompimento.

“No momento, o consórcio supervisor da obra realiza estudo e perícia para identificar os ajustes técnicos necessários à estrutura, bem como indicar ações preventivas e de reparo que deverão ser realizadas”, disse o MDR.

Segundo o MDR, o segundo maior reservatório do estado da Paraíba, o Epitácio Pessoa, em Boqueirão, segue com disponibilidade hídrica de 22,35% da capacidade. Mesmo perdendo volume desde fevereiro, quando o bombeamento foi suspenso, a Pasta diz que não há risco de colapso no abastecimento.

“O reservatório de Moxotó também possui capacidade de atender a demanda dos municípios pernambucanos beneficiados por, no mínimo, três meses. Já o Açude Cordeiro, do qual deriva a adutora do Congo, tem condições de abastecer a região por pelo menos quatro meses”, informou,

O eixo leste possui 217 quilômetros, é composto por seis estações de bombeamento; cinco aquedutos; 12 reservatórios e um túnel.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário