Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

sábado, 7 de setembro de 2019

Paraíba realiza primeira coleta em 10 anos de coração para transplante, diz Saúde

Rins, córnea e fígado também foram captados; PRF faz escolta emergencial de órgãos para Pernambuco

A primeira coleta em 10 anos, na Paraíba, de um coração para transplante aconteceu nesta sexta-feira (6), em João Pessoa. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também foram coletados rins, córneas e fígado. A última captação de coração havia ocorrido em 2009.

Os órgãos, captados no Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana, foram doados pela família de um homem, de 34 anos, vítima de um acidente de moto. Segundo a SES, o coração e o fígado serão levados para Pernambuco, enquanto os rins e córneas ficarão na Paraíba.

A Secretaria informou que, embora o estado tenha a estrutura e os profissionais habilitados para realizar os transplantes, o coração e o fígado devem ser levados para outro local porque não são compatíveis com os receptores na Paraíba. O procedimento de captação terminou por volta das 19h desta sexta-feira (6).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma escolta emergencial vai acompanhar o transporte dos órgãos até Recife, dado o curto prazo para realização dos procedimentos, cerca de três horas. Em Pernambuco, conforme a PRF, uma mulher receberá o coração e um homem o fígado.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário