Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Carnaval altera horários de shoppings e serviços; veja abre e fecha

O carnaval altera alguns horários de shoppings, trens urbanos, bancos e outros serviços na Paraíba

Com a chegada do carnaval, apesar de não ser considerado um feriado, a data comemorativa altera alguns horários de shoppings, trens urbanos, bancos e outros serviços na Paraíba. O Portal Correio selecionou os principais serviços, mais procurados e que passam por mudanças devido à festividade. Confira abaixo o esquema.

Shoppings
Em João Pessoa, o Shopping Tambiá, na segunda-feira (24), funciona a partir das 12h. Na terça-feira (25), é fechado, exceto o cinema, de acordo com programação e horários dos filmes. Na quarta-feira de cinzas (26), o shopping abre a partir das 12h.

O Mangabeira e Manaíra Shopping não vão alterar os horários, funcionando normalmente durante o carnaval das 10h às 22h.

O Mag Shopping vai funcionar com horário especial. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, as lojas funcionam das 13h às 21h. Já a praça de alimentação, das 12h às 21h, e o cinema abre das 13h às 22h, com filmes de acordo com a programação das salas. Na quarta feira de cinzas, o funcionamento é normal.

Ainda na Capital, o Shopping Sebrae fecha nos dias 24 e 25 de fevereiro, voltando ao funcionamento na quarta-feira (26), a partir das 12h.

Em Campina Grande, o Partage Shopping não fecha, mas o horário de funcionamento sofreu alterações. Na segunda (24), as lojas e quiosques funcionam no horário normal, das 10h às 22h. Já na terça (25) e na quarta (26), o horário é da 12h às 22h. A praça de alimentação e o Game Station seguem o horário de 11h às 22h. Em todos os dias, o cinema funciona de acordo com a programação das salas.

No Shopping Luiza Motta, as lojas não funcionam do domingo (22) até a terça-feira (25), estado aberto apenas os restaurantes de 11h às 15h. O funcionamento normal volta na quarta-feira (26), a partir das 12h.

Balsas
De acordo com a empresa Nordeste Navegações, as balsas funcionam normalmente no período carnavalesco, com mais horários disponíveis. De domingo (23) a terça-feira (25), a última balsa sai de Costinha para Cabedelo às 22h. Na quarta-feira de cinzas (26), o horário volta ao normal.

Trens
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa comunicou que os trens/VLTs urbanos não funcionam durante o carnaval. A operação comercial termina na tarde do sábado (22) e volta na quarta feira de cinzas (26), com início das viagens para Cabedelo às 11h58 e de João Pessoa para Santa Rita às 12h12 até as 19h48. .

Prefeitura de João Pessoa
Secretarias e órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) terão o horário de expediente alterado durante os festejos de carnaval da Capital. Nos dias 24 (segunda-feira) e 25 (terça-feira), foram determinados pontos facultativos nas secretarias e órgãos da administração direta e indireta. No dia 26 (quarta-feira), o funcionamento dos setores começa às 14h.

Nesses dias de mudança no horário de expediente e de ponto facultativo, não se enquadram os serviços considerados essenciais à população e que são de responsabilidade da administração municipal, como saúde, trânsito e limpeza urbana.

Prefeitura de Campina Grande
Não haverá expediente nas repartições públicas de Campina Grande, em razão do decreto determinando ponto facultativo nos dias 24 e 25 de fevereiro deste ano. Excepcionalmente, o expediente da quarta-feira de cinzas será transferido para o turno da tarde na prefeitura.

A decisão não afeta serviços essenciais na cidade como coleta de lixo, que será normal durante todo o período, bem como UPAS, hospitais e Samu. Cabe aos secretários municipais desses setores, no âmbito interno, definir as providências para o cumprimento da medida. O decreto também proíbe o uso de veículos oficiais, a não ser os que estiverem à disposição do Encontro para a Nova Consciência, Carnaval de Rua e dos serviços essenciais já previstos no ato executivo.

Comércio e Feira Central
O comércio funciona parcialmente, cabendo a cada empresa abrir ou não, já que não é decretado feriado estadual ou nacional. Com relação à Feira Central, o Mercado Público funciona sem alteração nesta sexta-feira (21) e no sábado (22). Domingo (23), será fechado; segunda-feira (24) tem funcionamento até 12h e terça-feira (25) será fechado. A decisão foi dos próprios comerciantes junto com a prefeitura.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na segunda (24) e terça-feira de carnaval (25) não há atendimento ao público nas agências bancárias. Na quarta-feira de cinzas (26), o início do expediente ocorre às 12h, com encerramento em horário normal.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Cultura e lazer
O Parque da Bica, em João Pessoa, tem horários alterados durante o período de carnaval. O Parque abre na segunda (24) e na terça (25) das 8h às 17h. Na quarta-feira de cinzas (26), o Parque é fechado para cumprir as normas de manutenção e o descanso dos animais amparados pela Bica. A entrada custa R$ 2 por pessoa, sendo isentos crianças com até sete anos e idosos acima dos 65 anos.

A Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, em João Pessoa, não abre para visitação nos dias 24 e 25 de fevereiro, voltando a abrir ao público na quarta-feira (26), a partir das 14h. O horário normal de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Em Campina Grande, o Museu de Arte Popular da Paraíba, também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, não funciona durante o carnaval, estando aberto para visitações apenas na quinta-feira (27).

Hemocentro
O expediente do Hemocentro da Paraíba muda. Nesta sexta-feira (21), o atendimento permanece normal, das 7h às 17h30, e no sábado (22) será das 7h às 12h. Já na segunda-feira (24), o atendimento será das 7h às 12h. Na terça-feira (25), devido ao carnaval, fica fechado, reabrindo na quarta-feira (26), a partir das 12h, e funcionando até as 17h30.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário