Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

quinta-feira, 19 de março de 2020

Prefeitura de João Pessoa decreta fechamento de shoppings e redução no horário do comércio

Dois shoppings anunciaram o fechamento antecipado por 40 dias. Medidas foram anunciadas pelo prefeito um dia depois da confirmação do 1º caso de coronavírus

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta quinta-feira (19) novas medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Segundo o anúncio, os shoppings centers devem ser fechados a partir de segunda-feira (23), por pelo menos 15 dias, e o comércio deve ter redução de três horas no horário comercial a partir da sexta-feira (20). A medida foi anunciada um dia depois da confirmação do primeiro caso do vírus na Paraíba.

Segundo Cartaxo, a medida da redução do horário comercial foi discutida junto a representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL-JP). O novo expediente vai ser das 9h às 15h e a redução visa diminuir o fluxo de consumidores nas ruas e de passageiros nos ônibus.

A medida acerca da redução no horário do comércio vale também para os shoppings populares administrados pelo município. A decisão municipal não altera o funcionamento de serviços de abastecimento nem de prevenção, como mercados públicos, mercearias, supermercados, padarias, feiras livres, farmácias e postos de combustível.

Segundo o prefeito, em caso de descumprimento, às autoridades competentes devem apurar as eventuais práticas de infrações sanitárias bem como do crime de infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

O prefeito também determinou a abertura de um edital voltado às instituições de longa permanência que acolhem idosos. Vão ser destinados R$ 600 mil para aquisição de equipamentos e insumos que contribuam com a prevenção ao novo coronavírus.

Além das medidas acerca do horário de funcionamento do comércio e do fechamento dos shoppings, a prefeitura também anunciou que os restaurantes populares de João Pessoa vão passar a entregar refeições em marmitas, com orientação para consumo em casa.

No caso específico das pessoas em situação de rua, a alimentação vai ser oferecida gratuitamente, também em recipientes descartáveis, com maior espaçamento entre as mesas.

Fechamento antecipado
Minutos depois do anúncio feito pela prefeitura, dois shoppings da capital divulgaram que vão fechar já a partir da sexta-feira (20). Conforme notas publicadas pelo Manaíra Shopping e pelo Mag Shopping, os estabelecimentos vão ficar fechados até o dia 30 de abril.

Com isso, ficam fechadas as lojas, praça de alimentação, cinemas e todos os serviços, com exceção dos bancos, que vão funcionar das 10h às 16h; e farmácias, que vão funcionar das 12h às 20h.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário