Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

terça-feira, 21 de abril de 2020

Agricultores de Nova Palmeira são beneficiados com 15 mil raquetes de palma

O programa tem por objetivo estudar a palma forrageira consorciada com espécies leguminosas nativas e exóticas adaptadas, utilizando água de reuso para fins madeireiros e forrageiros

Foto: Assessoria
O município de Nova Palmeira foi beneficiado na última quinta-feira (16) com 15 mil raquetes de palma resistentes a cochonilha do carmim. O auxílio chegou por intermédio do engenheiro agrônomo da cidade de Pedra Lavrada, Walter Vasconcelos, que disponibilizou as raquetes por meio de uma parceria junto ao prefeito Aílton Gomes e ao Instituto Nacional do Semiárido – INSA, através do Projeto: Segurança Forrageira e Produção Madeireira em Bases Agroecológicas no Semiárido Brasileiro, na Unidade I, em Frei Martinho.

O projeto conta com a equipe do Núcleo de Produção Vegetal do INSA, supervisionado pela pesquisadora Jucilene Silva Araújo, e os bolsistas responsáveis pelo campo experimental, Evaldo dos Santos Félix e Elder Cunha de Lira

O programa tem por objetivo estudar a palma forrageira consorciada com espécies leguminosas nativas e exóticas adaptadas, utilizando água de reuso para fins madeireiros e forrageiros. A água utilizada é oriunda da estação de tratamento de esgoto do município.

São utilizadas três variedades de palma resistentes a cochonilha do carmim (orelha de elefante mexicana, baiana e miúda) consorciadas com leguminosas com finalidade forrageira (gliricídia e cunhã) e madeireira (algaroba e sabiá).

A Secretaria de Agricultura de Nova Palmeira havia programado uma capacitação com todos os envolvidos, mas, devido a pandemia causada pela Covid-19, a qualificação teve de ser adiada. No entanto, a distribuição com os agricultores seguiu em frente, de modo que foram formados pequenas sementeiras da palma, com a finalidade de garantir a segurança alimentar para rebanhos municipal.

“Fico imensamente grato a parceria como o INSA e ao nosso amigo Walter Vasconcelos que fez toda a ponte para que recebêssemos a palma forrageira”, agradeceu o secretário Juraílson.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário