Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Conde fecha entradas do município para combater coronavírus

A atividade foi realizada na UBS Francisco Medeiros Dantas

Centro de Conde (Foto: Altair Castro/Divulgação/Secomd)
A Prefeitura de Conde, na Grande João Pessoa, anunciou o fechamento das entradas da cidade entre os dias 17 e 21 de abril para turistas e visitantes. A medida é para ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Motivos
A medida foi baseada nos relatórios apresentados pela Guarda Municipal e Secretaria de Saúde aos membros do Comitê de Crise em relação à Barreira Sanitária realizada entre os dias 9 e 12 de abril, no feriado da Semana Santa. Nesse período, foram contabilizados nos três acessos do município a entrada de mais de 5 mil veículos na quinta, mais de 6 mil na sexta, mais de 7 mil no sábado e mais de 10 mil no domingo.

Na barreira também foram verificadas as temperaturas dos ocupantes dos veículos e cerca de 200 pessoas tiveram números superior a 37,5°. Elas foram notificadas e monitoradas pela Secretaria de Saúde de Conde.

Moradores, trabalhadores e serviços essenciais
O fechamento acontecerá a partir da 0h do dia 17 de abril até as 19h do dia 21 de abril em todas as principais entradas que dão acesso ao município de Conde. Nesse período, será permitido o acesso para residentes e domiciliados no território, pessoas que trabalhem em estabelecimentos de serviços essenciais e para o transporte de mercadorias, veículos licenciados (veículo de aluguel, com placa vermelha alvará de licenciamento em dia), mototáxi e transporte coletivo regular intermunicipal.

Quem for domiciliado em Conde deverá apresentar ao menos um dos seguintes documentos: título de eleitor, comprovante de residência (conta de energia, água, telefone), declaração anual de Imposto de Renda, demonstrativos ou comunicados do INSS ou SRF, contracheque emitido por órgão público, boleto bancário de mensalidade escolar ou plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional, extrato do FGTS, guia/carnê de IPTU ou IPVA, escritura ou certidão de imóvel.

Orientação
Os principais acessos do município serão fechados com as Barreiras Sanitárias, nas quais a Guarda Municipal estará orientando as pessoas que não residem ou trabalham no município a retornarem. “Os motoristas que descumprirem a determinação, estarão sujeitos à infração grave, com penalidade e multa, aplicada pelos agentes de trânsito, nos termos do artigo 195 do Código de Trânsito Brasileiro”, disse a prefeitura.

Outras medidas
Desde o mês de março, medidas vêm sendo adotadas no combate ao coronavírus em Conde, que vão desde a suspensão das aulas na rede municipal e privada de ensino, proibição da entrada de ônibus, vans e micro-ônibus, fechamento das praias, suspensão dos atendimentos nas repartições públicas e campanhas de conscientização para que a população evite aglomerações e fique em casa.

Até a noite desta quarta-feira (15), o município de Conde não tinha casos confirmados de coronavírus e as medidas tomadas pela Gestão Municipal têm como principal objetivo evitar a disseminação do agente patogênico.

RMJP deve ser tratada como ‘uma cidade só’
O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, tem repetido durante entrevistas que as cidades da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) devem ser tratadas como se fossem um único município no planejamento de combate ao novo coronavírus, principalmente as conurbadas (Cabedelo, Santa Rita e Bayeux) e as mais próximas (como Conde).

Com população estimada em 1,2 milhão de habitantes e 12 cidades, a RMJP concentra cerca de 90% dos casos do novo coronavírus da Paraíba. Conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (15), a região metropolitana tinha 148 dos 165 casos do novo vírus no estado, distribuídos em João Pessoa (124), Santa Rita (14), Cabedelo (6) e Bayeux (4).

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário