Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Testes rápidos de covid-19, enviados pelo Ministério da Saúde, ajudarão a identificar doença em profissionais da saúde na Paraíba

Secretária executiva de Saúde explicou que pacientes internados e profissionais da saúde serão testados

Testes rápidos foram adquiridos pelo governador
João Azevêdo; Ministério também enviará
Foto: Reprodução
A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explicou que os 812 mil testes rápidos adquiridos pelo Governo do Estado serão usados para detectar covid-19 na fase aguda da doença. Segundo a secretária, o Ministério da Saúde anunciou que também enviará testes para o estado e estes serão usados nos profissionais de saúde que estão atuando no enfrentamento à pandemia.

Atualmente apenas os pacientes internados podem fazer o exame. Já quem não tiver sintomas graves deve ficar em casa.

No caso dos pacientes internados, o material é coletado no hospital e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em João Pessoa. O Lacen-PB está processando 40 exames por dia e está comprando equipamentos para automatizar algumas análises. Segundo a secretária, esse ritmo de trabalho é suficiente para atender à demanda de exames no estado.

Renata Nóbrega destacou que o diagnóstico não vai interferir na conduta clínica adotada nos hospitais. Ela explicou que o paciente que precisar de ventilação mecânica vai ser encaminhado para isso, independente de ter ou não o resultado do exame.

Para os pacientes com síndrome gripal que não apresentem complicações, como dificuldade para respirar, a recomendação continua sendo a de permanecer em casa. a secretária explicou que a orientação é porque quanto mais o paciente se expuser em postos de saúde ou hospitais, mais chances de ter contato com o vírus e se contaminar. "A pessoa pode ter só uma gripe comum, ou mesmo H1N1 e acabar pegando o coronavírus e agravar a situação", disse.

Quem estiver em casa com sintomas gripais deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde para obter orientação (99146-9790). Os profissionais irão dizer, com base nos sintomas relatados, se é necessário buscar atendimento médico ou se é melhor permanecer em casa. Casos assim são monitorados por 14 dias.

ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário