Em comunicado, o iFood disse que o problema ocorrido nesta
manhã teve duração de 30 minutos e que não foi nenhum tipo de ciberataque ao
seu sistema
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Assim como Carbone, os clientes relataram nas redes sociais que ao abrirem suas contas no app pela manhã se depararam com dados de outros usuários - Foto: Reprodução |
Uma semana após o Dia dos Namorados, em que o aplicativo
de entrega de comida iFood registrou instabilidade em seu sistema, a plataforma
do serviço voltou a ter problemas. Dados de usuários foram expostos por uma
falha no aplicativo na manhã desta sexta-feira (19), segundo relatos nas redes
sociais.
O analista de comércio exterior Guilherme Carbone, 28,
foi um dos que percebeu o problema. Ele foi fazer um pedido de café da manhã,
às 9h30, mas ao abrir o aplicativo notou uma notificação na aba de pedidos.
"Fui olhar e era de um lugar em que eu nunca havia
visto antes. Olhei no histórico dos pedidos e percebi que nenhum dos que
estavam lá era meu", disse ele que costuma fazer de 2 a 3 pedidos pela
plataforma por semana.
Assim como Carbone, os clientes relataram nas redes
sociais que ao abrirem suas contas no app pela manhã se depararam com dados de
outros usuários.
"Percebendo que havia algo de errado, fui nas outras
abas e vi que nenhuma das informações, de endereços, chats iniciados e pedidos,
eram minhas. E toda vez que atualiza aparecia uma informação diferente. De
diferentes datas e cidades", afirmou Carbone.
"Tive acesso também aos endereços dos perfis que o
iFood me atribuía aleatoriamente. Tanto o residencial, comercial e histórico de
endereços utilizados. Achei bem perigoso."
Em comunicado, o iFood disse que o problema ocorrido
nesta manhã teve duração de 30 minutos e que não foi nenhum tipo de ciberataque
ao seu sistema.
"Durante esse breve período, o sistema exibiu dados
pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim,
não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem
contas de terceiros", segundo a nota.
"A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam
gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados
nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses
cartões não sofreram qualquer vazamento."
A empresa informou também que o sistema já foi
normalizado e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.
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