A Central está 24 horas pronta para atender à população nova-palmeirense
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Arte: Assessoria |
Antes
mesmo de registrar o primeiro caso de infecção com o novo coronavírus, a
Prefeitura de Nova Palmeira, através da Secretaria de Saúde, já trabalhava para
preparar a rede municipal de saúde para o que se aproximava e estudava medidas
que pudessem ajudar os diversos segmentos da sociedade durante este período.
Atualmente,
a secretaria continua o trabalho incessante no enfrentamento ao Covid-19. Entre
as ações promovidas para proteção e combate ao novo vírus, está a Central de Teleatendimento
Covid 24 Horas.
A Central, como o próprio nome diz, está 24 horas pronta para atender à população
nova-palmeirense, que por ventura, venha a apresentar algum sintoma de gripe
gripal ou qualquer outro tipo de patologia, sem a necessidade desnecessária de
deslocamento por parte dos pacientes.
Durante
o dia, o atendimento fica aos cuidados da equipe da UBS e, a partir das 19h00,
uma enfermeira está recebendo as ligações, tirando dúvidas, realizando
teleatendimentos de enfermagem e, se necessário, encaminhando para a UBS local
ou para o Regional, em Picuí.
"Desde
o início da pandemia tivemos essa preocupação em, além de articular o horário
estendido, manter uma linha direta de acesso 24h com a população. A qualquer
momento que o cidadão precisar de orientações,
de tirar dúvidas, fazer uma
consulta por telefone, terá disponível para teleatendiemnto, terá disponivel um
médico e enfermeiro, para atender esse cidadão pelo telefone, evitando assim o
deslocamento do mesmo de forma desnecessária até a UBS e, durante a noite, uma
profissional enfermeira faz o atendimento das chamadas, realizando uma triagem
de sintomas, orientando esse paciente
sob os cuidados, nos casos leves que não precisa de hospital ou direcionando a
ambulância, com equipe para buscar esse paciente e encaminhar a nossa
referência que é Picuí. A implantação do
serviço aconteceu desde o início da pandemia e vem colhendo frutos importantes,
como o deslocamento desnecessário de pacientes para hospitais, tendo em vista
que muitos casos, podem ser resolvidos ou pelo telefone ou aqui mesmo no
município. Com a implantação do serviço, nós fazemos 24h de atendimento de
saúde para a população”, explicou a secretária de Saúde, Maíra Macedo.
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