Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

sábado, 24 de outubro de 2020

Crianças de até 3 meses realizam testes do olhinho em Nova Palmeira

A iniciativa foi idealizada a fim de possibilitar um acompanhamento pediátrico mais completo sem a necessidade de deslocamento a outras cidades

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Palmeira ofertou neste sábado 24, em parceria com a pediatra Margarida Macedo, a realização de testes do olhinho em crianças na faixa etária de 0 a 3 meses. A iniciativa foi idealizada a fim de possibilitar um acompanhamento pediátrico mais completo sem a necessidade de deslocamento a outras cidades, já que Campina Grande é a cidade mais próxima que oferece esse tipo de procedimento pelo SUS.

Além do teste do pezinho, da puericultura e da consulta com especialista pediatra, o teste do olhinho passará a ser protocolo no acompanhamento dos bebês, dessa forma proporcionando trabalhar a prevenção em saúde de maneira mais completa.

 "O Teste é realizado em bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão."

Blog NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário