Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Incêndio florestal atinge mais de 3 mil hectares e parte de reserva de proteção ambiental no RN

Segundo Corpo de Bombeiros, chamas começaram a se alastrar há mais de 15 dias em Serra Negra do Norte. Prefeitura decretou estado de calamidade

Incêndio florestal atinge região de
Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar
Foto: Reprodução

Um incêndio florestal que se alastra há 15 dias já atingiu mais de 3 mil hectares na zona rural de Serra Negra do Norte, na região Seridó potiguar. O município decretou estado de calamidade e informou que o fogo atingiu pelo menos 12% da Estação Ecológica do Seridó.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, desde o dia 23 de setembro equipes estão no local combatendo as chamas. Ainda não há informações sobre como o incêndio teria começado.

As chamas atingem a região conhecida como Serra Grande, que dá nome ao município. De acordo com o decreto municipal de calamidade pública, editado na quarta-feira (7), pelo menos 12% da Reserva de Proteção e Preservação Ambiental Estação Ecológica do Seridó também foi atingida, com prejuízos para a fauna e a flora locais.

Com o decreto, o município fica autorizado a contratar bens e serviços para o combate ao fogo sem necessidade de licitação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, atualmente há 9 bombeiros no local monitorando a situação e atuando no combate. A equipe foi reduzida nos últimos dias porque a situação teria melhorado nos últimos dias.

Ainda de acordo com o município, incêndios "de consideráveis proporções" ocorrem desde meados de agosto, "ocasionados pelo baixo índice pluviométrico e consequentemente baixa umidade relativa do ar".

Incêndio chega próximo a casas na
região Seridó potiguar - Foto: Reprodução
TV Costa Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário