Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Cidade da Paraíba deve ter quase metade da população vacinada contra Covid-19 no 1º lote

Marcação, no Litoral Norte, deve vacinar 46,8% da população, sendo a maior parte dos vacinados da Terra Indígena Potiguara

Quase metade dos moradores do município de Marcação, no Litoral Norte paraibano, vai ser vacinada nesta primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. Isso acontece pois a maior parte das vacinas destinadas ao município no primeiro lote vai ser para índios da Terra Indígena Potiguara, que compõem quase 50% da população.

Confira quantas pessoas de cada município da PB vão ser vacinadas com o primeiro lote

A vacinação na cidade de Marcação começou nesta quarta-feira (20), com os profissionais de saúde da cidade. A primeira vacinada foi a técnica em enfermagem Maria de Jesus Soares, que trabalha na unidade de saúde Estiva Velha.

O primeiro indígena potiguara vacinado foi Genildo Avelar, de 44 anos. Ele é da Aldeia Carneira e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético. Genildo foi o segundo paraibano a ser vacinado contra a Covid-19, na solenidade que abriu a campanha de vacinação no estado, na terça-feira (19).

Conforme Roberto Ortiz, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, apesar da vacina de Genildo, a vacinação da população indígena da Paraíba vai começar efetivamente na segunda-feira (25), a partir das 10h.

De acordo com a secretária de saúde da cidade de Marcação, Edfrânia Santos, 4.057 vacinas foram entregues na cidade, neste primeiro lote. Do total, 4.000 foram destinadas aos indígenas e 57 para profissionais de saúde da linha de frente contra o novo coronavírus.

Em agosto de 2020, a população residente estimada para a cidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 8.653. Portanto, o número de pessoas a ser vacinadas no primeiro lote representa 46,8% do total de habitantes.

Além de Marcação, outras duas cidades da Paraíba com grande população indígena também vão vacinar mais de 10% da população já na primeira etapa. Em Baía da Traição, cerca de 38% da população deve ser vacinada, já em Rio Tinto, o total chega a 11,4%. As duas cidades também ficam no Litoral Norte do estado e compõem o Território Indígena Potiguara.

Diogo Almeida - G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário