Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Novo lote com 16,6 mil doses da CoronaVac deve chegar à Paraíba nesta segunda-feira (25), diz SES

Ministério da Saúde fez o comunicado no fim da noite deste domingo (24). Grupo prioritário ainda não foi definido

Um novo lote de vacinas da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, devem chegar na Paraíba ainda nesta segunda-feira (25). A informação foi confirmada pelo secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros. As novas doses chegam em um voo, Às 15h, no Aeroporto Internacional Castro Pinto. Ao todo, serão 16.600 novas doses.

Veja também:

Primeiros paraibanos são vacinados contra a Covid-19

As primeiras vacinações contra o Covid-19 em cidades da PB

De acordo com Geraldo Medeiros, quando as vacinas chegarem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai fazer a separação para cada cidade e já na terça-feira (26) os lotes devem ser distribuídos para todas as gerências regionais de saúde da Paraíba.

Na última segunda-feira (18), a Paraíba recebeu 114.846 mil doses da CoronaVac. Foi o primeiro lote de vacinas que chegou no estado. A vacinação começou já na terça-feira (19). Metade da carga foi enviada imediatamente e a outra ficou guardada na SES. Essa segunda metade equivale à segunda dose que todos os vacinados precisarão tomar e só será enviada aos municípios na semana que antecede o início da segunda rodada.

As primeiras vacinas foram aplicadas em 54.689 paraibanos, representados por 42.925 trabalhadores de saúde, 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas institucionalizadas e 120 pessoas com deficiência institucionalizadas. Em toda a Paraíba, são mil salas de vacinação, que devem receber lotes de forma quase simultânea.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. No Brasil, ela está sendo produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17). A agência também autorizou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Novas doses, dessa vez da vacina fabricada pela Oxford/AstraZeneca, começaram a ser distribuídas na manhã desta segunda-feira (25) para as gerências regionais de saúde da Paraíba. Um total de 36 mil doses chegaram à Paraíba na manhã deste domingo (24) em um voo que veio de Brasília. As vacinas seguem para outras cidades da Paraíba por via terrestre e aérea.

A carga das doses enviada para o estado tem peso estimado de 240 quilos. Ao todo, o Brasil recebeu 1.999.960 doses da vacina inglesa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), todas as gerências de saúde vão receber as doses nesta segunda-feira (25) de manhã e já podem iniciar a vacinação imediatamente. O lote da vacina de Oxford vai dar continuidade à vacinação dos profissionais de saúde da Paraíba que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário