Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Açude na Paraíba sangra e previsão alerta para chuvas em quase 100 municípios

Além dos reservatórios que estão com volume acima de 20%, o Estado ainda tem 44, que são monitorados, ainda se encontram com volume armazenado inferior a esse percentual

As chuvas registradas nas últimas semanas na Paraíba, principalmente nas regiões do Sertão, Borborema e Agreste, têm contribuído para o aumento dos reservatórios de água que abastecem municípios no Estado. Um deles sangrou. Outros 89 estão em situação considerada dentro da normalidade. o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para registro de chuvas em 98 cidades da Paraíba.

Veja também: Boletim das chuvas desta quinta-feira – 25/02/2021

O açude São José II, que fica no município de Monteiro, no Cariri com capacidade total de 1.311.540 m³, é o que transbordou, conforme registros apurados pelo ClickPB junto a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB). Além dos reservatórios que estão com volume acima de 20%, o Estado ainda tem 44, que são monitorados, ainda se encontram com volume armazenado inferior a esse percentual.

No entanto, a previsão é de chuvas esta sexta-feira (26), de acordo com o Inmet que emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para 98 municípios paraibanos. O aviso vale até as 11h, podendo ser prorrogado durante o fim de semana. Há possibilidade de chuvas variando de 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia. Ainda se pode registrar ventos intensos com velocidade de 40 a 60km/h.

O Inmet alertou também para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo. A orientação é que se evite se abrigar embaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas. Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, não utilizar aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Se necessário, busque informações e ajuda junto à Defesa Civil através do telefone 199 ou através do Corpo de Bombeiros através do número 193.

Aline Martins - ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário