Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

quarta-feira, 24 de março de 2021

Vereador João procura Secretaria de Saúde em busca de serviço de castração em massa com animais abandonados

“Precisamos entender que castrar é a única forma de conter o abandono. Menos animais soltos nas ruas significa menor número de zoonoses”, disse João

João entregou abaixo-assinado a Maíra
Foto: Divulgação

O vereador João Medeiros esteve visitando na manhã desta quarta-feira (24) a secretária de Saúde, Maíra Macêdo, em seu gabinete. O motivo do encontro foi um abaixo-assinado organizado pela popular Sabrina Medeiros, e entregue ao parlamentar, com assinaturas em torno de 100 pessoas, onde solicita a castração em massa dos animais domésticos em situação de abandono.

João conversou com Maíra para manter uma parceria com a Secretaria de Saúde, e procurar, por intermédio de universidades ou instituições habilitadas, um serviço de castração em Nova Palmeira.

“Precisamos entender que castrar é a única forma de conter o abandono. Menos animais soltos nas ruas significa menor número de zoonoses”, disse João.

Uma cadela entra no cio a cada seis meses e uma gata a cada três. Ao longo de 10 anos, os números são impressionantes. Uma cadela tendo uma média de 12 filhotes por ano (duas gestações). Em 10 anos, essa cadela poderá dar origem a mais de 80 milhões de animais.

Além de ser solução eficaz para reduzir o número de animais de rua, a castração de fêmeas até os sete meses (antes do primeiro cio) também reduz o risco de problemas de saúde (reduz em 80% o risco de câncer de mama e evita doenças venéreas, como o tumor venéreo transmissível).

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário