Rádio Cenecista de Picuí

VÍDEOS, FOTOS E MATÉRIAS TAMBÉM NO INSTAGRAM

SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE NOVA PALMEIRA

domingo, 19 de janeiro de 2020

Evangelho do Dia: (Mc 2,18-22) - segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Mulher descobre traição e mata marido a facadas; antes ela gravou áudio avisando que iria cometer o crime

Segundo testemunhas, a mulher anunciou o crime horas antes ao informar a ex-companheira e mãe de três filhos da vítima

Homem foi morto a facadas (Foto: Reprodução)
Uma mulher está sendo acusada de assassinar o marido com facadas na frente dos filhos dele, sendo um deles autista, na tarde deste domingo (19) no bairro Três Irmãs, na Zona Sul de Campina Grande. Segundo testemunhas, a mulher, identificada como Isabel, anunciou o crime horas antes ao informar a ex-companheira e mãe de três filhos da vítima.

“Escute: quando for umas 5h30 ou 6h, você vem buscar os meninos porque eu acho que mais ou menos daqui para 7 horas eu vou descer para o presídio, tá ligado, que a polícia vai me buscar, porque eu vou matar ‘Do’ agora, vou matar ele hoje, para aprender para ter onda com minha cara e não me trair, não fazer para pilantragem”, anunciou a acusada.

Joselito dos Santos Soares foi assassinado com duas facadas. O crime aconteceu na rua Cristóvão de Albuquerque Montenegro.

A vítima deixa sete filhos fruto de dois casamentos. Incluindo uma bebê de apenas quatro meses.

Ela foi presa e será indiciada por homicídio qualificado.

Márcio Rangel

Paraibana de 10 anos encanta jurados e se classifica no The Voice Kids 2020

Natural da cidade de Esperança, na Paraíba, Júlia cantou a música ‘Ai que saudades de ocê’, de Vital Farias
Foto: Reprodução/TV Globo 
Júlia Lima
A paraibana Júlia Lima, de 10 anos encantou todos os técnicos e se classificou neste domingo (19), no programa The Voice Kids, da Rede Globo. 

Natural da cidade de Esperança, na Paraíba, Júlia cantou a música ‘Ai que saudades de ocê’, de Vital Farias, eternizada na voz de Elba Ramalho.

Todos os técnicos do programa viraram suas cadeiras aprovando a sua classificação para o programa. Júlia escolheu a dupla Simone e Simaria para serem as suas técnicas no programa dominical.

ClickPB

Conheça o perfil da paraibana que estará participando da 20ª edição do BBB

Flayslane é natural de Nova Floresta

Flayslane é participante do BBB20 - Foto: Globo
Cantora, 25 anos, natural de Nova Floresta, na Paraíba. A participante Flayslane é dona de si e garante que se joga como ninguém nas festas. Com "25 anos vividos, mas idade mental de 17", a sister se define como "nordestina, extrovertida e intensa". Ela faz parte do grupo Pipoca no BBB20.

Mãe de Bernardo, de apenas dois anos, a paraibana compartilha a paixão por cantar com o filho, que já até se apresentou a seu lado. "Ele é o amor da minha vida, minha paixão, meu tudo", explica. Antes mesmo de entrar na casa, Flayslane afirma que o Big Brother Brasil já mudou sua vida.

GShow

Chuva anima agricultores da Paraíba e do Rio Grande do Norte

Segundo produtores, chuva em janeiro é sinal de bom inverno no sertão

Chuva anima agricultores da Paraíba e
do Rio Grande do Norte (Foto: TV Globo)
No Nordeste do Brasil, o ano começou chuvoso em alguns estados e o agricultor corre para preparar a terra para o plantio.

Na Paraíba, as regiões do Cariri, Seridó e do Sertão foram as mais beneficiadas com as primeiras chuvas do ano. Antes, muitos rios e açudes estavam secos.

O açude Boqueirão, que abastece Campina Grande e outras 19 cidades, foi o que mais recebeu água das chuvas. A expectativa dos meteorologistas é que 2020 seja um ano mais chuvoso.

'Bom sinal'
No interior do Rio Grande do Norte, a chuva nas primeiras semanas de janeiro chegou a ultrapassar os 100 milímetros em algumas localidade.

Esse volume é considerado normal, segundo a meteorologia, mas para agricultores, a chuva em janeiro é sinal de bom inverno no sertão.

Nas últimas semanas, os principais reservatórios do estado aumentaram o volume acumulado. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, está com quase 24% por cento da capacidade total.

Globo Rural

Policial de PE é preso após atirar e deixar feridos durante confusão em festival na Grande João Pessoa

PM teria atirado depois que homem soltou cantada para a namorada dele. Um dos feridos seria um segurança do Fest Verão 2020

Duas pessoas ficaram feridas após um policial militar de Pernambuco atirar durante uma confusão em um festival que acontece na praia de Intermares, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, na noite do sábado (18). De acordo com a Polícia Civil, o PM é da cidade de Serra Talhada e teria atirado depois que um homem soltou uma cantada para a namorada do policial.

Segundo a Polícia Civil, após o PM atirar uma vez, seguranças do festival foram até o local e durante a abordagem ao suspeito, ele atirou novamente, atingindo um segurança. Após o crime, o PM foi levado para o 1º Batalhão da Polícia Militar de João Pessoa, onde aguarda audiência de custódia.

G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Fest Verão Paraíba 2020, onde aconteceu o crime, que informou que o festival vai apurar as informações antes de se pronunciar.

A Polícia Militar de Pernambuco informou que vai emitir uma nota sobre o caso ainda neste domingo (19).

Até as 10h20, ainda não foi possível localizar para qual hospital as vítimas foram levadas, nem a identidade ou estado de saúde delas.

G1 PB

Evangelho do Dia: (Jo 1,29-34) - domingo, 19 de janeiro de 2020

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Câmera do celular poderá ser usada para detectar infecção urinária

Cientistas da Universidade de Bath desenvolveram tecnologia que usa smartphone para identificar presença de bactéria

Dr. Nuno Reis lidera o teste que consegue identificar
infecção urinária através de câmera de celular
Foto: Reprodução/Fierce Electronics
Uma câmera de smartphone foi utilizada por cientistas da Universidade de Bath no processo para diagnosticar infecção no trato urinário (ITU). A tecnologia foi possível graças aos pesquisadores que descobriram uma maneira mais rápida e funcional de descobrir a doença usando o conjunto fotográfico do celular. De acordo com os cientistas, o teste pode ser feito em apenas 25 minutos.

Devido ao potencial portátil, a nova tecnologia permite que o processo seja mais utilizado em países subdesenvolvidos e em áreas remotas, onde laboratórios especializados são de difícil acesso.

O processo funciona basicamente como um teste de gravidez e consegue identificar as bactérias características da infecção urinária. O teste se baseia em passar uma amostra de urina sobre uma tira de plástico equipada com anticorpos capazes de imobilizar estas bactérias. Então se adiciona uma enzima que muda a cor dos micro-organismos, tornando-os visíveis através de uma câmera de smartphone.

O estudo indica que as bactérias E. Coli são encontradas em 80% das infecções urinárias. Portanto, quanto antes forem identificadas, mais rápida é a administração de um médico com os antibióticos corretos. Antes o processo levava dias, era caro e estava disponível somente em laboratórios especializados.

"Atualmente, as infecções bacterianas nas ITUs são confirmadas através de testes microbiológicos de uma amostra de urina. Isso é preciso, mas demorado, levando vários dias. Esperamos que dar aos profissionais médicos a capacidade de decidir ou descartar rapidamente determinadas condições lhes permita tratar os pacientes mais rapidamente e ajudá-los a tomar melhores decisões sobre a prescrição de antibióticos", explica o dr. Nuno Reis, que liderou a pesquisa.

Ele ainda ressalta que os países ricos também se beneficiaram do teste, já que diminuiria o volume de amostras enviadas atualmente, o que reduziria os custos.

"Impulsionar mais disso trará melhores resultados aos pacientes em termos de acelerar o processo, mas também reduzirá o custo para os profissionais de saúde. Não estamos falando em substituir serviços de diagnóstico centralizados, mas em fornecer o primeiro ponto de contato com ferramentas rápidas e acessíveis para apoiar a prescrição de antibióticos e evitar o uso excessivo", afirma o pesquisador.

Apesar de ter passado na prova de conceito, o teste ainda precisa ser aprovado por órgãos reguladores como o Food & Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. O órgão é resistente em aceitar técnicas que utilizam smartphones e ainda enfatiza o potencial especializado dos laboratórios. Além disso, critica a natureza dos softwares que tornam os testes não científicos.

Rodrigo Roddick, para o TechTudo

Após fortes chuvas, barreiros e açudes enchem e um vai embora no Seridó paraibano; confira volumes na região

Na cidade de Nova Palmeira o pluviômetro da AESA marcou 101,6mm; em Picuí, 28,5mm
Foto: Reprodução/Internet
Açude sangrando na Coruja
Foi registrada nessa sexta-feira (17) ocorrências de chuvas em vários municípios do Seridó paraibano. De acordo com informações em grupos de WhatsApp, as regiões de Frei Martinho, Picuí, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente foram agraciadas com muita água.

Na cidade de Nova Palmeira, o pluviômetro da AESA marcou 101,6mm, a maior marca desde que começou a ser registrada. Na comunidade nova-palmeirense de Poço de Pedra, o Influente Ivaldo Araújo, informou que a soma das chuvas da tarde e da noite chegaram a 38,0mm. Já no Centro de Picuí, o popular Arlean, registrou em seu marcador particular, 28,5mm.

Barreiro foi estourado
(Foto: Reprodução/Internet)
No município frei-martinhense, um vídeo mostra o rompimento de um barreiro, que não suportou a força das águas. Na zona urbana, o pluviômetro da Cagepa assinalou 89,8mm, sendo que o acumulado em 2020 chega a 117,7mm, de acordo com informações do servidor Jailson. 

Na sede municipal de Pedra Lavrada, no pluviométrico aferido pela Empaer, foram verificados 73,0mm.

Há registro de vários outros barreiros e açudes cheios, espalhados por toda a região seridoense, como na região da Coruja, no manancial de Mariquinha de seu Jorge, que transbordou. 

Neste sábado (18) muitos reservatórios ainda continuam recebendo ótima quantidade de água.

Volumes em algumas localidades de Nova Palmeira, Picuí e Pedra Lavrada
Sítio Corujinha 170,0mm (Nova Palmeira)
Sítio Serrinha 140,0mm (Nova Palmeira)
Sítio Corredor 130,0mm (Nova Palmeira)
Sítio Caldeirão 110,0mm (divisa Pedra Lavrada/Nova Palmeira)
➜ Comunidade Abreu 100,0 (Nova Palmeira)
 Sítio Porteiras 96,0mm (Nova Palmeira)
Fazenda Gavião, próximo ao Abreu 82,0mm (Picuí)
Sítio Passagens 63,0mm (Nova Palmeira)
➜ Sítio Morada Nova (As Cândidas) 48,0mm (Nova Palmeira)
Cabeça de Vaca 15,0mm (Pedra Lavrada)

Blog NP

Homem invade casa e atira contra a mãe e filha, deixando uma morta e outra gravemente ferida

A suspeita é que o acusado tinha uma rivalidade com o marido da mulher que morreu, um homem que está preso na cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana

Um homem invadiu uma casa e atirou contra uma mulher e a mãe dela, na noite dessa sexta-feira (17), em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

A filha morreu ainda no local. Já a mãe, identificada como Maria da Conceição Honorato, que foi atingida na região do ouvido, foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde segue internada em estado grave.

O suspeito do crime foi detido pela Polícia Militar. Ele é da cidade de Bayeux e estava usando tornozeleira eletrônica.

A suspeita é que o acusado tinha uma rivalidade com o marido da mulher que morreu, um homem que está preso na cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana.

ClickPB

Mulher grávida perde bebê após acidente na BR-304 no RN; outras 5 pessoas ficaram feridas

Caso aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (17) em Caiçara do Rio do Vento, segundo a PRF. Duas crianças também estão entre as vítimas

Acidente aconteceu por volta de meio-dia desta sexta-feira (17)
na BR-304, em Caiçara do Rio do Vento, RN Foto: Redes sociais
Seis pessoas ficaram feridas após dois carros baterem de frente com outro veículo que invadiu a contramão, início da tarde desta sexta-feira (17), na BR-304, em Caiçara do Rio do Vento, município da região Central potiguar. Uma mulher que estava no quinto mês de gestação perdeu o bebê, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Duas crianças também estão entre as vítimas.

De acordo com a PRF, o caso aconteceu por volta de meio-dia no quilômetro 221 da rodovia. A suspeita é de que um carro teria invadido a contramão durante uma ultrapassagem e teria atingindo outros dois veículos, de frente. O caso ainda será investigado.

As vítimas foram socorridas para o hospital de Caiçara, mas quatro delas precisaram ser transferidas para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

De acordo com a unidade de saúde do município, foram enviados à capital uma criança de 2 anos, a gestante, um adolescente de 16 anos e outra mulher, de 25 anos. A relação entre as vítimas não foi informada.

G1 RN

Chove mais de 100mm em Nova Palmeira e marca é a maior já registrada na cidade

Chuva dessa sexta-feira (17) foi a maior já registrada na sede municipal

Cidade ficou com ruas alagadas (Foto: Divulgação/Nyzailda)
O município de Nova Palmeira foi agraciado nessa sexta-feira, 17 de janeiro, com uma ótima chuva que banhou boa parte do seu território. Na cidade, a chuva foi a mais forte desde que começou a ser registrada.

Foram várias sequências, na grande maioria com grande intensidade de água que, de acordo com o coordenador de Defesa Civil, Assis Dantas, ficou marcado no pluviômetro instalado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) na manhã deste sábado, com 101,6mm.

A última chuva mais forte na sede municipal, tinha acontecido em 26 de março de 2019, quando foi anotado 91,1mm.

Blog NP / Conecta PB

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Evangelho do Dia: (Mc 2,13-17) - sábado, 18 de janeiro de 2020

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”

Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Estudante de Picuí faz 980 pontos na redação do Enem 2019

Redação já era uma conquista para Nathalya, uma vez que em 2019, ela levou a premiação de melhor redação do Concurso Se Liga no Enem Paraíba

Nathalya Santos conquistou 980 pontos na redação
do Enem - Foto: Nathalya Santos/Arquivo Pessoal
Nathalya do Santos, de 18 anos, carrega o orgulho de ser estudante de escola pública e de ter conquistado uma boa pontuação na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Aluna da Escola Cidadã Integral Professor Lordão, na cidade de Picuí, a 234km de João Pessoa, ela fez 980 pontos, fruto muita dedicação da estudante, que precisou vencer o cansaço do período integral na escola para continuar estudando em casa.

"Eu pegava das 7h30 às 17h30 da tarde, passava o dia na escola. Em casa, quando chegava, descansava e voltava a estudar, fazendo redações regularmente", disse Natalya.

A estudante teve o incentivo da professora de redação, da coordenadoria pedagógica da escola e dos pais. Esse foi o segundo ano em que ela tentou o Enem, porém dessa vez não mais como treineira. O segredo para a aluna foi o esforço, porque, apesar de passar tantas horas na escola, também buscou na internet outras formas de se dedicar e de aprimorar os conhecimentos dos conteúdos do exame.

Os argumentos utilizados por Nathalya para escrever a redação - que teve como tema este ano "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" - foram a má distribuição das salas de cinema no território nacional e a desigualdade quanto ao preço cobrado nas bilheterias, que nem toda população consegue ter acesso e custear.

"Uma dica pra ir bem na redação do Enem é treinar. Adotar uma modelo de redação, no caso dissertativa, e seguir aprimorando esse modelo com vários temas e fazer uma ou duas redações por semana, pelo menos. É importante ver notícias e estar ligado em diversas áreas para adquirir conhecimento de mundo", afirmou.
 
Aluna de escola pública da Paraíba faz 980 pontos
na redação do Enem 2019 - Foto: Reprodução/Inep
"Eu estava muito bem treinada. Você tinha que ter conhecimento de mundo na hora de escrever e quando eu estudava eu procurava melhorar as minhas principais dificuldades em redação, assim como eu buscava ir bem nas outras matérias, porque tudo está relacionado. Além de todo apoio que a escola me deu. Isso prova que as escolas públicas podem sim fazer a diferença", afirmou a aluna.

A disciplina redação já tinha sido uma conquista para Nathalya. Isso porque, em maio de 2019, ela levou a premiação de melhor redação do Concurso Se Liga no Enem Paraíba, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado, que tem como objetivo promover o interesse dos alunos em escrever e praticar a redação.

A aluna espera agora poder conquistar uma vaga no curso de engenharia mecânica, química ou medicina na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). "Eu me identifico muito com a área de exatas, mas também gosto muito de biologia e de cuidar das pessoas", confessou Nathalya.

Enem 2019 teve 53 notas 1 mil na redação, de acordo com um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (17). A Paraíba teve uma nota 1 mil, de uma estudante de 16 anos. O nome dela, no entanto, não foi divulgado. Esta é a maior pontuação que pode ser atingida.

G1 PB sob supervisão de Krys Carneiro

Laudo aponta que potiguar de 16 anos encontrada morta na Paraíba foi estuprada, diz polícia

Material genético de caminhoneiro, que é o principal suspeito do crime, foi compatível com o encontrado no corpo de Karolina Oliveira Gomes. Ela foi achada sem vida no município de Capim
Foto: Arquivo Pessoal 
Karolina Oliveira Gomes
tinha apenas 16 anos
Um laudo do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) apontou que a adolescente potiguar Karolina Oliveira Gomes, de 16 anos, foi vítima de crime sexual. A jovem, que morava em Goianinha, na Grande Natal, desapareceu de casa em 5 de agosto e foi encontrada morta no dia seguinte no município de Capim, na Paraíba.

De acordo com Polícia Civil da Paraíba, o laudo comprova que ela foi estuprada - o corpo de Karolina foi encontrado despido em um canavial. Segundo a polícia, o material biológico encontrado no corpo da adolescente é compatível com o do principal suspeito do crime, o caminhoneiro Josué Cabral dos Santos, de 34 anos.

Para o delegado Thiago Cavalcanti, da Delegacia de Mamanguape (PB), que investiga o caso, o laudo é mais uma prova material contra o suspeito, que está detido na Penitenciária do Roger, na Região Metropolitana de João Pessoa.

"Essa perícia técnica comprova que de fato a vítima foi estuprada pelo acusado. No material biológico colhido na região vaginal foi detectada a presença de um perfil genético compatível com o do acusado", disse o delegado.

Durante as investigações, os policiais já haviam encontrado fios de cabelo de Karolina Oliveira no caminhão-baú que pertence a Josué Cabral, além de uma corda, que pode ter sido usada no crime. Outra indicação apontada pela investigação tem relação com o celular da jovem. O homem encontrado com o aparelho disse tê-lo comprado do caminhoneiro.

O suspeito já havia sido denunciado por homicídio triplamente qualificado e também vai responder por crime sexual. "Ele já havia sido denunciado pelo homicídio e agora nós vamos promover um complemento no indiciamento por crime de estupro", disse Thiago Cavalcanti. O suspeito nega todas as acusações.

O caso
O corpo de Karolina Oliveira, de 16 anos, foi encontrado na manhã do dia 6 de agosto, em um canavial no município de Capim, sem roupas. A adolescente estava desaparecida desde a noite anterior, quando saiu de casa para ir a uma lan house, onde ia imprimir um trabalho de matemática. O corpo foi reconhecido pelo pai da adolescente no dia 7 de agosto.

Imagens de segurança mostraram que a jovem foi abordada por um caminhoneiro em um posto de combustíveis em Goianinha no dia 5 de agosto. Segundo a as investigações da polícia, o homem a convenceu a entrar no veículo - foi a última vez que ela foi vista com vida. O corpo da jovem foi encontrado com marcas de facadas no pescoço e no tórax, além de sinais de estrangulamento.

No final de agosto, Josué e outro suspeito foram presos por policiais civis e rodoviários federais em um posto de combustíveis na BR-232 na cidade de Custódia, em Pernambuco.

Inter TV Cabugi

Homem fica ferido após levar quatro tiros e ser atingido na língua

Polícia Militar informa que a vítima não pôde passar nenhuma informação sobre o crime justamente por causa da lesão na boca

Homem baleado em Cruz do Espírito Santo chega ao
Trauma de João Pessoa - Foto: Walter Paparazzo/G1
Um homem foi atingido por quatro tiros de arma de fogo nas proximidades do município de Cruz de Espírito Santo, na Paraíba. O crime foi cometido na manhã desta sexta-feira (17) e ele acabou sendo levado de ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, a 53 km do local onde foi encontrado.

A Polícia Militar da Paraíba foi acionada, mas não conseguiu muitas pistas sobre o caso. Sabe-se apenas que dois tiros atingiram as costas, um tiro atingiu o ombro e outro a língua. Por esse motivo, ele não conseguia falar e não passou nenhuma informação adicional.

Testemunhas, no entanto, disseram que o homem chegou dirigindo e parou, já baleado, em frente a um condomínio rural localizado às margens do BR-230.

A suspeita, pois, é a de que o crime foi cometido numa área próxima e que ele se dirigiu até o local para tentar de forma mais fácil conseguir socorro.

De acordo com socorristas que levaram a vítima ao hospital, o seu estado de saúde é estável.

G1 PB

Trio é preso suspeito de torturar mulher e gravar agressões, em Bananeiras

Foram presos um homem e uma mulher. Objetivo da filmagem seria mostrar a um traficante, de acordo com a Polícia Militar

Duas mulheres e um homem foram presos na noite desta quinta-feira (16) suspeitos de torturar e gravar as agressões contra uma jovem de 25 anos, na cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba. O crime foi filmado pelo suspeito e o objetivo seria mostrar a um traficante, de acordo com a Polícia Militar.

Os policiais da 7ª Companhia Independente chegaram até os suspeitos depois que tiveram acesso às imagens, que circularam nas redes sociais de moradores do município, na mesma noite do crime.

Várias equipes policiais foram até o distrito de Romã, encontraram a vítima com vários hematomas, prestaram apoio e depois fizeram buscas na região. O trio envolvido foi preso em flagrante. O suspeito tem 47 anos e as duas mulheres que agiram com ele, 24 e 19 anos.

O caso foi levado para a Delegacia Seccional de Solânea, que está investigando a motivação do crime e envolvimento de outros suspeitos no caso. Nas buscas, a PM apreendeu, em um bordel, também no distrito de Romã, em Bananeiras, um revólver calibre 38. A arma era do proprietário do bar, que tem 63 anos.

G1 PB

Detran-PB divulga calendário de vistorias do transporte escolar

Fiscalizações ocorrerão nos fins de semana dos meses de fevereiro a junho, visando coibir irregularidades do setor

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) programaram o calendário de vistorias do primeiro semestre de 2020 para fiscalizar os transportes escolares dos municípios do estado. As fiscalizações que visam coibir irregularidades do setor terão início no dia 8 de fevereiro. Confira aqui o cronograma.

Segundo o coordenador de Vistorias do Transporte Escolar do Detran-PB, Renato Prado, as equipes compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB e demais órgãos envolvidos, atuarão nos fins de semana dos meses de fevereiro a junho. Em maio, será divulgado o calendário para o segundo semestre.

A fiscalização é feita pelo Detran, com o apoio do MPPB, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Portal Correio

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Evangelho do Dia: (Mc 2,1-12) - sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.

Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.

Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?

Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Um morre e dois ficam feridos após carro sair da pista e capotar próximo a Currais Novos, no RN

Acidente aconteceu na madrugada desta quinta (16). Segundo PRF, veículo tinha sido furtado no último domingo (12) em João Pessoa e um dos ocupantes fugiu

Carro modelo Corolla parou dentro de matagal às margens da BR-226 no RN, na madrugada desta quinta (16) - Foto: Redes Sociais
Um homem morreu e outros dois ficaram feridos após o carro em que eles estavam sair da pista e capotar na BR-226, na região Seridó potiguar. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (16), na altura do município de Currais Novos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro era roubado.

Ainda de acordo com a PRF, o caso aconteceu por volta das 3h no quilômetro 168 da rodovia. Uma das pessoas que estava no carro morreu no local, enquanto outra foi socorrida em estado grave. Um terceiro ocupante que estava no carro e também ficou ferido, mas fugiu antes da chegada da polícia.

O carro modelo Corolla tinha registro de furto em João Pessoa, no último domingo (12), segundo a PRF. Equipes da PRF e da Polícia Civil atenderam a ocorrência e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo da vítima fatal.

G1 RN

Homem anuncia assalto em mercearia, é ignorado por clientes e vai embora; assista ao vídeo

Em vídeo gravado por câmeras de segurança que circula nas redes sociais, o homem chega ao estabelecimento, anuncia o assalto, mas os funcionários e clientes do mercado nem se abalam

Momento do assalto (Foto: Reprodução)
Um assaltante teve sua tentativa de roubar uma mercearia na cidade de São João Batista do Glória (MG) completamente frustrada depois de ser ignorado pelos clientes.

Em vídeo gravado por câmeras de segurança que circula nas redes sociais, o homem chega ao estabelecimento, anuncia o assalto, mas os funcionários e clientes do mercado nem se abalam.

O homem mantém as mãos para trás, como se estivesse armado, mas nada acontece. Um dos clientes, inclusive, continua tomando cerveja.

Depois de repetir mais duas vezes que está ali para assaltar o local, ele desiste da ação criminosa e vai embora, sem levar nada.

O assaltante fugiu e não foi identificado pela Polícia Militar de Minas Gerais, que investiga o caso.


Fonte: Portal Grande Ponto

Suspeito de assalto morre após troca de tiros com a polícia

Durante a tentativa de fuga, os suspeitos não teriam obedecido uma ordem de parada da polícia e entraram em confronto, dando início a um tiroteio

Um suspeito de assalto morreu e um adolescente foi apreendido na manhã desta quinta-feira (16), após perseguição e troca de tiros com a Polícia Militar, na Zona Rural de Galante, distrito de Campina Grande.

Segundo informações da PM, os suspeitos teriam feito uma série de assaltos em Galante e seguiriam para a região do sítio Massapê, na Zona Rural. Durante a tentativa de fuga, os suspeitos não teriam obedecido uma ordem de parada da polícia e entraram em confronto, dando início a um tiroteio. Um deles foi atingido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento, mas ele não resistiu e morreu no local. O adolescente foi encaminhado para a Central de Polícia de Campina Grande.

Foram apreendidas a motocicleta usada na perseguição, que era roubada, e uma arma. Ainda segundo a PM, cinco vítimas dos assaltantes foram à Central de Polícia para registrar as ocorrências.

Portal Correio

Bebê de dois meses morre enquanto dormia, em João Pessoa

Suspeita é que a criança tenha se engasgado com leite materno. Mãe contou que amamentou a criança por volta das 5h e percebeu que ela não estava se mexendo duas horas depois

Um bebê de dois meses morreu na manhã desta quinta-feira (16) no bairro do Colinas do Sul, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, a suspeita é que a criança tenha se engasgado com leite materno.

Conforme relato da mãe, de 19 anos, à polícia, ela havia amamentado a criança por volta das 5h e depois colocou o bebê para dormir. Por volta das 7h, a mãe percebeu que a criança não estava se mexendo e apresentava sinais de engasgo.

Nesse momento, a mãe acionou o Samu que, ao chegar no local, constatou a morte da criança. Até as 9h o corpo da criança continuava no local. A família esperou o delegado de homicídios para colher os depoimentos dos pais para, em seguida, ser encaminhado ao IML e confirmar a causa da morte.

G1 PB

Adolescente de 14 anos é agredida por não fazer almoço do companheiro, diz família

Casal estava junto há quase 2 anos e tem uma filha de 8 meses

Uma adolescente de 14 anos foi agredida, na tarde de quarta-feira (15), em Campina Grande. O suspeito é o pelo companheiro dela, de 24 anos, conforme relato da família à polícia. De acordo com a mãe da vítima, o companheiro da menina a agrediu por ela não ter feito o almoço dele. O casal estava junto há quase 2 anos e tem uma filha de 8 meses.

Segundo o relato da mãe da vítima à polícia, o crime aconteceu após o suspeito chegar em casa e ficar nervoso por não encontrar o seu almoço pronto. Ele teria agredido a jovem verbalmente, jogado ovos nela e a arrastado pelos cabelos para fora da residência.

Ainda conforme a mãe da adolescente, o companheiro é usuário de drogas e só parou com as agressões quando um vizinho se aproximou e o impediu.

Após o crime, a família compareceu à Central de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência. Segundo a polícia, a família da vítima solicitou medida protetivas de urgência. O pedido foi encaminhado ao juiz nesta quinta-feira. O suspeito ainda não foi localizado.

G1 PB

Enem libera notas nesta sexta-feira; veja como recuperar senha

Quase 4 milhões de participantes terão acesso aos resultados

Nesta sexta-feira (17), os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame.

Desde já, os estudantes podem se preparar para conferir as notas. Aqueles que não lembram a senha, podem recuperá-la no próprio sistema. É possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem.

Para acessar as notas na Página do Participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulgou um passo a passo:

Ao entrar na página, logo aparece a Nanda, uma personagem digital com uma pergunta. Para avançar, é preciso responder ao desafio. Isso é feito para evitar o acesso de robôs.

Em seguida, os estudantes devem informar o CPF e inserir a senha. Caso não se lembrem da senha, basta clicar no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.

O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.

Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam.

Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser trocar o endereço do correio eletrônico deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.

O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.

A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Nesta sexta-feira (17), os estudantes terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Ensino superior
Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas.

Agência Brasil